2° ANO – PROFESSOR ALVES
ASSUNTO: REALISMO/NATURALISMO CEARENSE
PARNASIANISMO BRASILEIRO
01. O Realismo/Naturalismo teve no Ceará grandes representantes. Talvez tenha sido esse período o mais profícuo da literatura cearense, e possivelmente esse fato justifique a tendência, mesmo no Modernismo, da produção de obras aos moldes machadianos. Identifique abaixo os autores cearenses pertencentes ao período do Realismo/Naturalismo.
a) ( ) Aluísio Azevedo
b) ( ) Domingos Olímpio
c) ( ) José de Alencar
d) ( ) Antônio Sales
e) ( ) Oliveira Paiva
f) ( ) Moreira Campos
g) ( ) Rodolfo Teófilo
h) ( ) Júlio Ribeiro
i) ( ) Adolfo Caminha
02. OS trecho abaixo referem-se a importantes romances realistas cearenses. Indique a seguir o nome da obra e o de seu autor.
a) Na condução do enredo, o narrador une, habilmente, a crônica dos costumes à especulação psicológica. O protagonista, Alípio, é, a rigor, um sujeito medíocre, desprovido de valores autênticos, que conquista seu espaço social, por grau de parentesco ou por verborragia. Florzinha é a caricatura da mulher provinciana, que, esmagada pelo patriarcalismo, vê, no casamento, a única saída para inscrever-se socialmente. Bilinha, presa ao mundo do trabalho, pode até ter comportamento licencioso, mas é, por conta disso, vítima do olho da opinião pública.
OBRA ___________________________________________
AUTOR __________________________________________
b) O homem agindo instintivamente, ou seja, o homem voltando ao seu estado primitivo em decorrência das adversidades de sua existência. Desta forma, O ser humano é levado apenas pelo desejo de saciar uma das necessidades primárias, a fome.
OBRA ___________________________________________
AUTOR __________________________________________
c) Quando de seu lançamento, ajusta-se perfeitamente às propostas do Determinismo. João da Mata desfruta sexualmente de sua afilhada. Maria do Carmo, moça ingênua, de uma excepcional brandura de caráter, educada em uma casa de caridade e depois normalista. Pressionada pelo instinto sexual e por circunstâncias superiores à sua vontade, Maria do Carmo entrega-se ao padrinho, submetendo-se totalmente à lascívia de João da Mata.
OBRA __________________________________________
AUTOR _________________________________________
d) A obra tematiza a violência e o sadismo que florescem como literatura naturalista. Há nuances de Romantismo na morosidade da descrição das paisagens, onde a natureza, às vezes, é madrasta principalmente por causa da seca. Explora a duplicidade da personagem principal, ela é bonita, gentil e retirante da seca, mas também tem força descomunal. Ela integra um grupo de retirantes, e sua figura forte e personalidade marcante logo atrai a atenção dos homens que disputam o amor da heroína.
OBRA ______________________________________
AUTOR _____________________________________
SONETO PARA GUIDINHA
Veem essa mulher atada a grilhões,
Que aos nossos olhos desfila altaneira?
Vá que finja passar dessa maneira,
Foi senhora de bens e de milhões.
Antes ria alto e barrava os barões
E só respeitava sua bandeira
Feita de ímpeto e palavra cardeira,
De todos recebia bajulações.
O despudor que lhe penetrou a casa
E também lhe instigou a índole impudica
Levou-a ao jardim suspenso da perfídia.
Por isso hoje lhe cortaram a asa
E sem moral acorrentada fica,
Já seus bem jazem entregues a desídia
(Professor Alves, Maio de 2004, baseado no romance
Dona Guidinha do Poço)
a) antes e hoje;
b) que e por isso;
d) também e já;
e) vêem e levou. .
04. Palavras cognatas são palavras que possuem a mesma raiz. São também chamadas palavras irmãs. Assinale a alternativa que apresenta termos cognatos.
a) atada e desfila;
b) bandeira e cardeira;
c) barrava e barões;
d) despudor e impudica.
a) atada e cortaram;
b) desfila e desídia;
c) grilhões e acorrentada;
d) bens e asa.
06. Sobre o romance Dona Guidinha do Poço é correto afirmar:
a) O romance narra a História de uma mulher com força descomunal, entretanto muito bonita, que desperta a cobiça masculina.
b) Baseado em fatos reais, conta a história de Margarida Regianaldo de Sousa Barros mulher poderosa que trai o marido com o sobrinhos deste. Desconfiado, ele vem a Fortaleza buscar a separação, entretanto, quando volta é assassinado a mando de Guida que vai presa, mas desfila altaneira, como sempre viveu.
c) Narra a história de Lúcia, moça pobre que se torna rainha do alcouce. Apaixonada por Paulo, resolve deixar a vida, mas morre antes de realizar seu sonho.
d) narra a história de uma mulher, Margarida de Sousa Barros, que vem com a família para Fortaleza, fugida da seca de 1877. Na trajetória ela testemunha criatura famélicas, sucumbidas ao mais primitivo dos instintos. Sobrevive graças ao seu denodo e seu conhecimento sobre a técnica de beneficiamento da mucunã.
QUESTÕES SOBRE O PARNASIANISMO BRASILEIRO
01. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta:
a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.
02. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;
b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;
d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;
e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.
03. (MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana:
a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.
04. (CEFET-PAR)
E sobre mim, silenciosa e triste,
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)
Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:
a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.
d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.
05. Enfocando os temas e as atitudes parnasianos:
a) a poesia parnasiana é alienada, no sentido de que ignora as questões que não sejam essencialmente estéticas;
b) há um acentuado desprezo pela plebe e pelas aspirações populares;
c) o artesanato poético é sua principal preocupação;
d) os parnasianos diferem da atitude impassível e anti-sentimental dos realistas;
e) é uma poesia de elaboração, fruto do “esforço intelectual”.
06. Ainda quanto a estes temas e atitudes:
a) existe uma preferência pelos temas universais, objetivos;
b) ao fazer a fixação da cenas históricas, o poeta coloca-se ao lado dos anseios de sua época;
c) a mitologia é revalorizada;
d) filosoficamente, os parnasianos são pessimistas;
e) a descrição de fenômenos naturais é freqüente em seus versos.
07. Leia os versos:
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia.
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Todas de roxas pétalas colmada. (Alberto de Oliveira)
Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:
a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;
b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;
c) revalorização das idéias iluministas e descrição do passado;
d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga;
e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.
Vila Rica
1 O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
2 Sangram, em laivos de outro, as minas, que ambição
3 Na torturada entranha abriu da terra nobre;
4 E cada cicatriz brilha como um brasão.
5 O ângelus plange ao longe em doloroso dobre.
6 O último ouro do sol morre na cerração.
7 E o, amortalhando a urbe gloriosa e pobre,
8 O crepúsculo cai como uma extrema-unção.
9 Agora, para além do cerro, o céu parece
10 Feito de um ouro ancião que o tempo enegreceu
11 A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.
12 Como uma procissão espectral que se move...
13 Dobra o sino... Soluça um verso de Dirceu...
14 Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove. (Olavo Bilac)
08. Sobressai no poema:
a) a descrição de um ambiente fictício;
b) a visão do homem infeliz;
c) um retrato valorizador da fé humana;
d) um aprofundamento do mistério humano;
e) O aspecto descritivo e a lembrança de um passado histórico.
09. Predominam no texto:
a) imagens gustativas e auditivas;
b) imagens acústicas e tácteis;
c) imagens acústicas e olfativas;
d) imagens visuais e tácteis;
e) imagens acústicas e visuais.
10. Assinale o par que melhor se aplica ao poema:
a) manhã / tarde
b) religião / ateísmo
c) dor / felicidade
d) mistério / solução
e) opulência / decadência
b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.
02. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;
b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;
d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;
e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.
03. (MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana:
a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.
04. (CEFET-PAR)
E sobre mim, silenciosa e triste,
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)
Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:
a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.
d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.
05. Enfocando os temas e as atitudes parnasianos:
a) a poesia parnasiana é alienada, no sentido de que ignora as questões que não sejam essencialmente estéticas;
b) há um acentuado desprezo pela plebe e pelas aspirações populares;
c) o artesanato poético é sua principal preocupação;
d) os parnasianos diferem da atitude impassível e anti-sentimental dos realistas;
e) é uma poesia de elaboração, fruto do “esforço intelectual”.
06. Ainda quanto a estes temas e atitudes:
a) existe uma preferência pelos temas universais, objetivos;
b) ao fazer a fixação da cenas históricas, o poeta coloca-se ao lado dos anseios de sua época;
c) a mitologia é revalorizada;
d) filosoficamente, os parnasianos são pessimistas;
e) a descrição de fenômenos naturais é freqüente em seus versos.
07. Leia os versos:
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia.
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Todas de roxas pétalas colmada. (Alberto de Oliveira)
Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:
a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;
b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;
c) revalorização das idéias iluministas e descrição do passado;
d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga;
e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.
Vila Rica
1 O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
2 Sangram, em laivos de outro, as minas, que ambição
3 Na torturada entranha abriu da terra nobre;
4 E cada cicatriz brilha como um brasão.
5 O ângelus plange ao longe em doloroso dobre.
6 O último ouro do sol morre na cerração.
7 E o, amortalhando a urbe gloriosa e pobre,
8 O crepúsculo cai como uma extrema-unção.
9 Agora, para além do cerro, o céu parece
10 Feito de um ouro ancião que o tempo enegreceu
11 A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.
12 Como uma procissão espectral que se move...
13 Dobra o sino... Soluça um verso de Dirceu...
14 Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove. (Olavo Bilac)
08. Sobressai no poema:
a) a descrição de um ambiente fictício;
b) a visão do homem infeliz;
c) um retrato valorizador da fé humana;
d) um aprofundamento do mistério humano;
e) O aspecto descritivo e a lembrança de um passado histórico.
09. Predominam no texto:
a) imagens gustativas e auditivas;
b) imagens acústicas e tácteis;
c) imagens acústicas e olfativas;
d) imagens visuais e tácteis;
e) imagens acústicas e visuais.
10. Assinale o par que melhor se aplica ao poema:
a) manhã / tarde
b) religião / ateísmo
c) dor / felicidade
d) mistério / solução
e) opulência / decadência
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