domingo, 17 de junho de 2012

EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSO


PROFESSOR ALVES

TEXTO I
O INCÊNDIO DE JOELMA

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.”
(Fernando Pessoa)

A primeira vez que ouvi teu nome,
                                      [Joelma,
Veio-me à lembrança um incêndio
                                      [antigo!
E  me lembrei das pessoas se jogando,
                                        [desesperadas
Pessoas tentando salvá-las, angustiadas,
E o país parado diante daquele tomento.
Eu ri, Joelma, quando ouvi teu nome.

Mas o que eu não sabia, Joelma,
Era que teu nome traduzia incêndio
E que eu me veria, em minhas noites

De desabrida luta contra a solidão,
Queimando por dentro como alucinação,
O teu nome soando nos meus ouvidos
E eu, coitado, sem você pra me salvar!

Sinto um frio na barriga, Joelma,
Toda vez que ouço teu nome,
O gelo vira fogo que a toda me consome
E a cena triste do incêndio se repete,
Os meus sentimentos se agitam,
Tentam saltar do meu peito, inútil!

Minhas orações são vãs, vãs
Já o que eu sentia à noite
Se desdobra pelas manhãs,
Sinto bravo o incêndio da incerteza
E eu já não rio mais, Joelma, quando
                                [ouço teu nome!
(Professor Alves, 13/09/2006, publicado no blog: falvesandrade.blogspot.com)

01. No poema  há uma epígrafe de Fernando Pessoa. Assinale a alternativa em que há a função da linguagem predominante nesses versos:
a) emotiva;
b) fática;
c) metalinguística;
d) poética;
e) referencial.

02.  No verso “Eu ri, Joelma” há uma ideia de:
a) alegria;
b) desprezo;
c) saudade;
d) nostalgia;
e) dó.

03. O autor, na composição do poema mesclou as linguagens:

a) coloquial e debochada;        c) técnica e gíria;                     e) culta e desleixada.
b) denotativa e conotativa;      d) objetiva e subjetiva;
  
04. O termo “Joelma” aparece no texto sempre como:

a) aposto;                 c) complemento verbal;         e) vocativo.
b) predicativo;         d) sujeito;    

05. A palavra que exerce função de Predicativo é:

a) “teu nome”, verso 1;         c) “desesperadas”, verso 3;       e) “incêndio”, verso 23.
b) “à lembrança”, verso 2;    d) “lembrança”, verso 10;

06. A conjunção “mas”, verso 7 tem o mesmo valor que a conjunção:

a) pois;             c) embora;      e) logo;
c) porque;        d) quando.

 TEXTO II
            Tudo vai bem dentro de casa, até que o marido surge com a notícia de que vai se aposentar. A mulher entra em pânico, pois sabe que sua rotina vai mudar completamente. Ela terá de conviver com um marido que critica, faz cobranças e dá ordens num território que sempre foi dela. Até os programas com as amigas ficam em perigo. O fenômeno, que atinge as mulheres na faixa dos 50 ou 60 anos, é tão comum no Japão que já recebeu batismo: síndrome do marido aposentado. O criador do nome foi o médico Nobuo Kurokawa, pesquisador que se transformou em autoridade no tema "maridos aposentados, mulheres à beira de um ataque de nervos". Não é por acaso que essa designação veio do Japão. Lá, fiéis à antiga tradição, muitas esposas são praticamente "serviçais" do marido. Uma pesquisa realizada naquele país revelou que, enquanto 85% dos homens que estão próximos da aposentadoria se mostram muito felizes, 40% de suas esposas se declaram deprimidas com a perspectiva.
07. O termo “rotina”, linha 2, tem como significado a palavra da alternativa:

a) dia-a-dia;
b) rotatividade;
c) saúde;
d) televisão.

08. “...num território que sempre foi dela...” entendemos por essa passagem, presente na linha 4, 
a) que a mulher, no texto, foi generalizada, ou seja, todas as mulheres vivem a mesma
    rotina.
b) que as mulheres foram individualizadas, ou seja, as mulheres brasileiras, por
    exemplo, são diferentes das americanas, que são diferentes da japonesas etc.
c) que não há diferença entre os homens.
d) que todas as mulheres são cozinheiras.

09. A ideia geral do texto é:
a) As mulheres ficam felizes com a presença do marido.
b) Quando os homens estão em casa, a vida das mulheres se transforma.
c) As mulheres não gostam de seus maridos.
d) As relações entre marido e mulher não são mais como antigamente.

10. São acentuadas pelo mesmo motivo de “até” e “notícia”, linha 1:
a)  cipó – pânico;
b) você – série;  
c) Itaú – história;
d) balaústre – pôde;
e) país – vários.

11. Assim como “realizada”, linha 10, estão corretamente grafados  os termos:
a) analizada – vulgarizada;
b) catequizada – batizada;
c) canalisado – verticalizado;
d) pesquisar – organisação;
e) paralização – desorganização.

12. “Completamente”, linha 3, é advérbio, assim como:
a) “tudo”, linha 1;
b) “até”, linha 4;
c) “comum”, linha 5;
d) “muitas”, linha 9;
e) “muito”, linha 11.

13. A locução verbal “vai se aposentar”, linhas 1 e 2, dá ideia de:
a) presente;
b) passado;
c) ordem;
d) conselho;
e) futuro.

TEXTO III

AGUANAMBI

            O corpo franzino estirado no asfalto, no início da noite de ontem, em pleno horário de “rush”, em uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza, contrastava o homem que em vida buscou a discrição, principalmente nos últimos cinco meses, desde que perdeu a esposa por câncer, segundo colegas de trabalho.
            Carros luxuosos trafegavam em marcha lenta e até ousavam revelar os rostos de seus condutores, quando vidros escuros abaixavam para uma melhor visão do ser inanimado.
             Pessoas se arriscavam entre veículos de buzinas estridentes, para descobrir a identidade do homem que praticamente parou um dos sentidos da avenida Aguanambi e retardou o trânsito do outro trajeto.
            Era João Valdeci de Oliveira Matos, 46, que há 10 trabalhava como soldador de uma oficina de lanternagem nas proximidades. Ele foi arremessado alguns metros por um ônibus da linha Expresso BR-Nova, quando tentava atravessar a pista.
            No asfalto, mais do que o filete vermelho: o futuro incerto de oito crianças e adolescentes (a primogênita com 16 anos), agora completamente órfãos, em um intervalo de cinco meses.
            Foi o que lamentou o patrão do soldador, após cobrar de policiais militares o que lhe parecia devido. “O ‘passcard’ na carteira dele é meu”, reclamou, sem interesse pela velha identidade, a única outra coisa na carteira.
                    (Jornal O Povo, 01/08/2009)


14. O contraste, citado no primeiro parágrafo, deve-se:
a) ao corpo franzino e à discrição;
b) à discrição e ao movimento da avenida;
c) ao corpo franzino e ao asfalto;
d) à discrição e ao asfalto;
e) ao asfalto e à noite.

15. No segundo e terceiro  parágrafos há uma nota de :
a) curiosidade;
b) preocupação;
c) desprezo;
d) desinteresse;
e) organização.

16. Podemos afirmar que a abordagem do jornalista que escreveu o texto denota:
a) desinteresse;
b) indiferença;
c) comprometimento;
d) reflexão;
e) indignação.

17. “desde que”, linha 4, é uma locução:
a) conjuntiva;
b) adverbial;
c) substantiva;
d) adjetiva;
e) prepositiva.

18. Como “discrição” também se escreve com C:
a) extenção;
b) distenção;
c) exceção;
d) conceção;
e) discução.

19. “no asfalto”, linha 16, justifica a vírgula por ser:
a) sujeito;
b) adjunto adverbial;
c) adjunto adnominal;
d) aposto;
e) complemento nominal.

20. Como “trânsito”, linha 6, estão corretamente acentuados os termos:
a) pára (verbo) e pôr (preposição);
b) rítmo e saía;
c) pôde (passado) e lêem;
d) têm e retém;
e) rúbrica  e récorde.  

                                   BOA SORTE!

Um comentário:

Professor Alves Andrade disse...

GABARITO:
01. C 02. B 03. B 04.E 05.C 06.C 07. A 08. A 09. B. 10. E 11.B 12.E 13.E 14.B 15.A 16.D 17.A 18.C 19. B 20. D