ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA COM O TEMA NOVELA, UM HÁBITO NACIONALTEXTO IPOR: MARIA HELENAA falta de criatividade dos roteiristas das novelas da Rede Globo está excedendo os limites do bom senso. O que dá certo no horário das 18h é copiado para o enredo das 21h. Assim foi com as recentes “A Vida da Gente” e “ Fina Estampa”. Nas duas dramaturgias uma mãe rejeitava um de seus filhos; uma megera repudiava o marido etc.Agora, a fórmula volta a se repetir com um agravante: uma novela revela o que irá acontecer na outra. Na trama de “Amor Eterno Amor”, um menino e uma menina juram um ao outro ficar juntos para sempre ainda na infância; o mesmo se sucede no horário das 21h. A diferença é que na trama das 18h não se sabe o que separou as duas crianças, que apesar de estarem frente à frente não se reconhecem.Já na história das 21hora, o telespectador sabe como os dois foram separados, e ainda vão ver o reencontro dos dois na fase adulta. Será que os roteiristas, e não os autores, acham que o telespectador é bobo? A resposta é sim ou não? Há pessoas distraídas que acham ser histórias diferentes?Muitas perguntas e uma só resposta: falta renovação de ideias, e reformulação na teledramaturgia. É por isso que minisséries como Rei Davi, da Record, fazem tanto sucesso e irritam a “poderosa”. É hora de mudar.TEXTO II
Faça uma leitura atenta dos textos acima, para em seguida elaborar as ideias-núcleo que nortearão sua produção textual.
1. (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
IDEIA CENTRAL (CONSTARÁ NA INTRODUÇÃO)______________________________________________________________________________________________________________________________________________IDEIAS SECUNDÁRIAS (CONSTARÃO NO DESENVOLVIMENTO)· ______________________________________________________________________________________________________________________________________________· ______________________________________________________________________________________________________________________________________________· ______________________________________________________________________________________________________________________________________________RETORNO À IDEIA CENTRAL (CONCLUSÃO)______________________________________________________________________________________________________________________________________________
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.
a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.06. (UFG) Indique a alternativa correta.
a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:
a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:
a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.
a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.
a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário