ROMANTISMO –
PROFESSOR ALVES
SURGIMENTO DO ROMANTISMO E POESIA
ROMÂNTICA
01. Sobre o surgimento do
Romantismo mundial é correto afirmar:
a) O Romantismo
tem seu surgimento ligado às revoluções industrial e Francesa.
b) As Grandes
Navegações, no século XV, e a Reforma Protestante foram responsáveis pelo
surgimento dos ideais românticos.
c) As ideias
enciclopedistas do Iluminismo, os ideais de Rousseau e Voltaire mudaram o modo
de vida, estabelecendo os padrões de vida burguesa e consolidando as ideias
românticas.
d) O Romantismo
foi uma continuação dos ideais barrocos e árcades e teve na Guerra dos Cem Anos
e na peste Negra subsídios para divulgação de suas ideias.
02. Aqui no
Brasil, podemos relacionar o surgimento do Romantismo aos seguintes fatos
históricos:
a) Inconfidência
Mineira – Vinda da Família Real para o
Brasil;
b) Vinda Família
Real para o Brasil – Independência do Brasil;
c) Independência
do Brasil – Abolição dos Escravos;
d) Abolição da
escravatura – Proclamação da república.
03. A primeira
Geração Romântica teve como principal nome o poeta maranhense ______________________,
que escreveu o poema indianista __________________________.
04. O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e
morte”, do poeta romântico Castro Alves:
Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
(Castro Alves)
Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
a) embalsama.
b) infinito.
c) amplidão.
d) dormir.
e) sono.
05. A poesia acima
foge à característica principal da poesia castroalvina. Essa característica é:
a) Indianismo;
b) ultrarromantismo;
c) poesia
abolicionista;
d) niilismo.
06. Leia o texto e assinale falsa
ou verdadeira:
“Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou – e amou na vida.”
a) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c) São típicos da poesia Pau Brasil.
d) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
e) São típicos do Mal do Século.
“Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou – e amou na vida.”
a) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c) São típicos da poesia Pau Brasil.
d) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
e) São típicos do Mal do Século.
07. Relacione os
poetas românticos às suas respectivas gerações:
( ) Castro Aves a) Indianismo, Nacionalismo
( ) Junqueira Freire b) Ultrarromantismo
( ) Gonçalves Dias c) Condoreirismo
( ) Casimiro de Abreu
( ) Álvares de Azevedo
ROMANCE ROMÂNTICO
08. O retorno à
Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.
a) Que característica foi essa?
a) Que característica foi essa?
_________________________________________________________________________
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?
__________________________________________________________________________
09. O romance
brasileiro tem como marco inicial o ano de _____________, quando o escritor
____________________________ publicou o romance ______________________________.
10. O romance é um gênero literário que veio, no
Brasil, a se desenvolver no século
________ retratando sobretudo _________. Era muito comum publicar-se em partes,
nos jornais, na forma de ______. Preenchem corretamente as lacunas do texto
acima, pela ordem:
a) XVII - a alta aristocracia –
conto b) XVIII - o mundo
burguês – folhetim
c) XVIII - o mundo burguês –
crônica d) XIX - o mundo burguês
– folhetim e) XIX - a alta
aristocracia – e crônica
11. O gênero "romance"
surgiu no Brasil durante o Romantismo e moldou-se segundo os gostos e
preferências da burguesia em ascensão. Com uma temática diversificada, logo se
tornou o tipo de leitura mais acessível a essa nova classe social. Dentre as
afirmativas seguintes, assinale aquela que NÃO corresponde às tendências do
"romance romântico":
a) As obras românticas conhecidas
como romance de "folhetins" caracterizaram-se pelo tom
"água-com-açúcar", pela presença de elementos pitorescos e pela
superficialidade de seus conflitos.
b) O romance romântico
identificado como "histórico" retratou os fatos políticos brasileiros
da época e também as correntes materialistas daquela segunda metade do século
XIX.
c) As narrativas ambientadas na
cidade foram rotuladas como "romances urbanos", sendo ainda
conhecidas como obras de "perfis de mulher", por privilegiar as
personagens femininas e seus pequenos conflitos psicológicos.
d) O romance
"indianista" enfatizou nossa "cor local" ao retratar as
lendas, os costumes e a linguagem do índio brasileiro, acentuando ainda mais o
cunho nacionalista do Romantismo.
e) A narrativa romântica de
caráter "regionalista" tematizou, de forma idealizada, a vida e os
costumes do "brasileiro" do interior.
12. "(...) é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.
- Vendido! exclamou Seixas ferido
dentro d'alma.
- Vendido sim: não tem outro nome
(...) O senhor estava no mercado; comprei-o."
O trecho citado pertence à obra
de conhecido autor brasileiro. Em qual tipo de romance se enquadra a referida
obra?
a) Romântico, de costumes,
focaliza aspectos da sociedade do Rio de Janeiro.
b) Realista, versa sobre práticas
da aristocracia.
c) Romântico, sertanista, aborda
relações do Brasil rural.
d) Modernista, parodia a família do século
XIX.
e) Realista, preocupado em retratar
o adultério.
13.
I. "_______________ o
recebia cordialmente e o tratava como amigo; seu caráter nobre simpatizava com
aquela natureza inculta."
II. "Em_______________, o
índio fizera a mesma impressão que lhe causava sempre a presença de um homem
daquela cor; lembrara-se de sua mãe infeliz, da raça de que provinha."
III. "Quanto a
_______________, via em Peri um cão fiel que tinha um momento prestado um
serviço à família, e a quem se pagava com um naco de pão."
Nesses excertos, registram-se as reações de
três personagens de "O Guarani" à presença de Peri, quando este
começa a frequentar a casa de D. Antônio de Mariz. Apenas seus nomes foram
omitidos. Mantida a ordem da sequência, essas três personagens são:
a) D. Antônio – Cecília –
Isabel.
b) Álvaro – Isabel –
Cecília.
c) D. Antônio – Isabel –
D. Lauriana.
d) D. Diogo – Cecília –
D. Lauriana.
e) D. Diogo – Isabel –
Cecília.
14. Das alternativas abaixo,
indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance
"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida.
a) Romance de costumes que
descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João
VI.
b) Narrativa de malandragem, já
que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive
o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.
c) Livro que se liga aos romances
de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a
injustiça e a corrupção social.
d) Obra considerada de transição
para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.
e) Romance histórico que pretende narrar fatos de
tonalidade heroica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal,
ambientados no tempo do rei.
15. Leia as afirmações abaixo sobre os romances
"O Guarani" e "lracema", de José de Alencar.
I - Em "O Guarani", tanto a casa de Mariz,
representante dos valores lusitanos, quanto os Aimorés, que retratam o lado
negativo da terra americana, são destruídos.
II - Em "Iracema", a guardiã do
"segredo da jurema" abandona sua tribo para seguir Martim, o homem
branco por quem se apaixonara.
III - Em "O Guarani" e
"Iracema", as personagens indígenas - Peri e Iracema - morrem em
circunstâncias trágicas, na certeza de que serão vingadas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I;
b) Apenas II; c) Apenas I e
II; d) Apenas II e III; e) I, II e III.
16. Considere as seguintes assertivas relacionadas à
prosa romântica.
I. Augusto e Carolina são personagens centrais do
romance A Moreninha , de Joaquim Manuel de Macedo.
II. A obra de José de Alencar pode ser dividida,
didaticamente, da seguinte forma: romances urbanos ou de costumes; romances
históricos e indianistas; romances regionalistas.
III. Manuel Antônio de Almeida, em Memórias de um
sargento de milícias , constrói uma narrativa de costumes, que tem como cenário
o Rio de Janeiro, e os personagens pertencem, na maioria, a classes populares.
A opção que apresenta a resposta correta é:
a) Apenas I.
b) Apenas II. c) Apenas
III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.
17. Relacione os romancistas do Romantismo
brasileiro às suas respectivas obras:
a) Senhora
b) A Moreninha
c) A Escrava Isaura
d) Memórias de um sargento de milícias
e) Inocência
( ) Joaquim
Manuel de Macedo
( ) Visconde
de Taunay
( ) José de
Alencar
( ) Manuel
Antônio de almeida
( ) Bernardo
Guimarães
2 comentários:
E o gabarito
Gabarito
Postar um comentário