ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS – 6º ANO
PROFESSOR
ALVES
ASSUNTOS:
INTERPRETAÇÃO, INTENCIONALIDADE,
DIÁLOGO, SUBSTANTIVO E ADJETIVO.
TEXTO I
01. No primeiro quadrinho, o que
revela a expressão do Cascão?
a) alegria; b) consternação; c) surpresa; d) tristeza.
02. No segundo quadrinho, Cascão
demonstra susto. Por que ele ficou assustado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Na tirinha acima só há um
adjetivo. Transcreva-o:
_________________________
TEXTO
II
04. Quem são o locutor e o
interlocutor do primeiro quadrinho?
______________________________________________________________________
05. E do segundo?
______________________________________________________
06. Cebolinha cita vários
substantivos que nomeiam problemas no nosso país.Quais são esses substantivos,
só os substantivos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Um desses substantivos está
modificado por adjetivos distintos, diferentes. Qual é esse substantivo e que
adjetivos são utilizados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Qual e a intenção do autor com
essa tirinha?
a) divertir; b) fazer uma crítica; c) instruir sobre o uso de um objeto;
d) relatar um fato.
TEXTO
III
Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a
perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente
nem pensava em desistir.
Ele fugiu um dia e ela não desistia. Dois dias, e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a tua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto te ver brilhar...
Ele fugiu um dia e ela não desistia. Dois dias, e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a tua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto te ver brilhar...
09. O
texto é narrativo. Justifique essa afirmação.
______________________________________________________________________
10. De
quem são as vozes que aparecem no texto? ______________________________
______________________________________________________________________
11.
Quantos parágrafos o texto possui? _____________________________________
12. No
primeiro parágrafo, aparece um adjetivo. Transcreva esse adjetivo e indique
qual substantivo ele está modificando.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13.
Assinale a frase abaixo que melhor representa a mensagem do texto acima:
a) Quem
desdenha quer comprar.
b) Mais
vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Cada
macaco no seu galho.
d) A inveja é irmã gêmea do ódio.
14. Na linha 8, do conjunto “cadeia alimentar”,
qual é o substantivo e qual é o adjetivo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Atribua dois adjetivos aos substantivos
abaixo:
a) lenda ______________________
b) vagalume ___________________
c) serpente _____________________
d) medo _______________________
e) perguntas ___________________
f) dias
________________________
16. Substitua as locuções adjetivas destacadas por adjetivos.
a) Modos de anjo _______________
b) Passeio de ano em ano __________
c) veneno de aranha ______________
d) carne de boi
_________________
e) criação de cabra _______________
f) problema de cabelo ______________
17. Agora descubra as locuções adjetivas relativas aos
adjetivos que seguem, como no modelo:
a) felino de
gato
b) aquilino __________________
c) episcopal __________________
d) campesino ________________
e) canino ___________________
f) pueril ____________________
g) digital _____________________
h) ígneo _____________________
i) viril
______________________
j) ebúrneo ____________________
l) magistral ____________________
Bons estudos e bom fim de semana!
18 comentários:
Façam um comentário, só um!!!
Façam um comentário, só um!
Parabéns, trabalhar com tira é ótimo. Obrigada.
Gostei das atividades, parabéns!
Muito boas suas atividades está bem de acordo com a série.
Gostei muito das atividades!
Amei as atividades, parabéns
Excelente! Parabéns!
No texto 1 do cebolinha e o cascao, o adjetivo seria "bom desenhista ?)
Respostas?
Bem criativo!
gostei muito.
Gratidão.
Obg
Nem sou professor mesmo
RESPOSTA??
Você que tá pedindo resposta deve ser da minha sala...
Oi podem me ajudar quero a resposta da 12.
oi sou fernanda
Postar um comentário