quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 6º ANO

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – 6º ANO
PROFESSOR ALVES
ASSUNTOS: INTERPRETAÇÃO, INTENCIONALIDADE, DIÁLOGO, SUBSTANTIVO E ADJETIVO.

TEXTO I



01. No primeiro quadrinho, o que revela a expressão do Cascão?
a) alegria;    b) consternação;     c) surpresa;     d) tristeza.

02. No segundo quadrinho, Cascão demonstra susto. Por que ele ficou assustado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Na tirinha acima só há um adjetivo. Transcreva-o:  _________________________

TEXTO II



04. Quem são o locutor e o interlocutor do primeiro quadrinho?
______________________________________________________________________

05. E do segundo? ______________________________________________________


06. Cebolinha cita vários substantivos que nomeiam problemas no nosso país.Quais são esses substantivos, só os substantivos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Um desses substantivos está modificado por adjetivos distintos, diferentes. Qual é esse substantivo e que adjetivos são utilizados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

08. Qual e a intenção do autor com essa tirinha?
a) divertir;     b) fazer uma crítica;    c) instruir sobre o uso de um objeto;
d) relatar um fato. 

TEXTO III

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente nem pensava em desistir.
           Ele fugiu um dia e ela não desistia. Dois dias, e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
          - Posso lhe fazer três perguntas?
          - Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
         - Pertenço a tua cadeia alimentar?
         - Não.
         - Eu te fiz algum mal?
         - Não.
         - Então, por que você quer acabar comigo?
         - Porque não suporto te ver brilhar...
09. O texto é narrativo. Justifique essa afirmação.
______________________________________________________________________
10. De quem são as vozes que aparecem no texto? ______________________________
______________________________________________________________________
11. Quantos parágrafos o texto possui? _____________________________________
12. No primeiro parágrafo, aparece um adjetivo. Transcreva esse adjetivo e indique qual substantivo ele está modificando.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Assinale a frase abaixo que melhor representa a mensagem do texto acima:
a) Quem desdenha quer comprar.
b) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Cada macaco no seu galho.
d) A inveja é irmã gêmea do ódio.

14. Na linha 8, do conjunto “cadeia alimentar”, qual é o substantivo e qual é o adjetivo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Atribua dois adjetivos aos substantivos abaixo:


a) lenda ______________________
b) vagalume ___________________
c) serpente _____________________
d) medo _______________________
e) perguntas _________________­­­­­__
f) dias  ________________________



16. Substitua as locuções adjetivas  destacadas por adjetivos.


a) Modos de anjo _______________
b) Passeio de ano em ano   __________
c) veneno de aranha ______________
d) carne de boi  _________________
e) criação de cabra _______________
f) problema de cabelo ______________





17. Agora descubra as locuções adjetivas relativas aos adjetivos que seguem, como no modelo:


a) felino       de gato  

b) aquilino __________________
c) episcopal __________________
d) campesino ________________
e) canino ___________________
f) pueril ____________________ 
g) digital _____________________
h) ígneo _____________________
i) viril  ______________________
j) ebúrneo ____________________
l) magistral ____________________


Bons estudos e bom fim de semana!

18 comentários:

Professor Alves Andrade disse...

Façam um comentário, só um!!!

Professor Alves Andrade disse...

Façam um comentário, só um!

katiaflavia disse...

Parabéns, trabalhar com tira é ótimo. Obrigada.

Unknown disse...

Gostei das atividades, parabéns!

Unknown disse...

Muito boas suas atividades está bem de acordo com a série.

Unknown disse...

Gostei muito das atividades!

Andreia Franco disse...

Amei as atividades, parabéns

Nil Benedicto disse...

Excelente! Parabéns!

Unknown disse...

No texto 1 do cebolinha e o cascao, o adjetivo seria "bom desenhista ?)

keylavieira@yahoo.com.br disse...

Respostas?

Unknown disse...

Bem criativo!

flor de lotus disse...


gostei muito.
Gratidão.

Unknown disse...

Obg

Unknown disse...

Nem sou professor mesmo

Unknown disse...

RESPOSTA??

Unknown disse...

Você que tá pedindo resposta deve ser da minha sala...

Unknown disse...

Oi podem me ajudar quero a resposta da 12.

Anônimo disse...

oi sou fernanda