AGENTE ADMINISTRATIVO - TCO - RO
LÍNGUA PORTUGUESA I
O SENHOR COMPUTADOR
1 Acabo de perder a crônica que havia escrito. Sequer tenho onde reescrevê-la, além desse caderninho onde inclino com mãos trêmulas uma esferográfica preta, desenhando garranchos que não vou entender daqui a meia hora. Explico: tenho, para uso próprio, dois computadores. E hoje os dois me deixaram órfão, fora do ar, batendo pino, encarando o vazio de suas telas obscuras. A carroça de mesa pifou depois de um pico de energia. O portátil, que muitas vezes levo para passear como um cachorrinho cheio de idéias, entrou em conflito com a atualização do antivírus e não quer "iniciar". O temperamental está fazendo beicinho, e não estou a fim de discutir a relação homemmáquina com ele.
11 Farei isso, pois, com os leitores. Tenho consciência de que a crônica sobre as agruras do escritor com computadores indolentes virou um clichê, um subgênero batido como são as crônicas sobre falta de idéia. Mas não tenho opção que não seja registrar meu desalento com as máquinas nos poucos minutos que me restam até que a redação do jornal me telefone cobrando peremptoriamente esse texto.
17 E registrar a decepção comigo mesmo – com a minha dependência estúpida do computador. Não somente deste escriba, aliás: somos todos cada vez mais subordinados ao senhor computador. Vemos televisão no computador, vamos ao cinema no computador, fazemos compras no computador, amigos no computador. Música no computador. Trabalho no computador.
22 Escritores mais graduados me confessam escrever somente a lápis. Depois de vários tratamentos, passam o texto para o computador, "quando já está pronto". Faço parte de uma geração que não apenas cria direto no
computador, mas pensa na frente do computador. Teclamos com olhos dilatados e dedos frementes sobre a cortina branca do processador de texto, encarando uma tela que esconde, por trás de si, um trilhão de outras janelas, "o mundo ao toque de um clique".
computador, mas pensa na frente do computador. Teclamos com olhos dilatados e dedos frementes sobre a cortina branca do processador de texto, encarando uma tela que esconde, por trás de si, um trilhão de outras janelas, "o mundo ao toque de um clique".
29 Nada mais ilusório.
O que assustou por aqui foi minha sincera reação de pânico à possibilidade de perder tudo – como se a casa e a biblioteca pegassem fogo. Tenho pelo menos seis anos de textos, três mil fotos e umas sete mil músicas em cada um dos computadores – a cópia de segurança dos arquivos de um estava no outro. Claro, seria impossível que os dois quebrassem – "ainda mais no mesmo dia!" Os técnicos e entendidos em informática dirão que sou um idiota descuidado. Eles têm razão.
37 Há outro lado. Se nada recuperar, vou me sentir infinitamente livre para começar tudo de novo. Longe do computador, espero.
CUENCA, João Paulo. Megazine. Jornal O Globo. 20 mar. 2007.
(com adaptações)
1. "Acabo de perder..." (l. 1)
A locução verbal nos informa que se trata de:
(A) início da ação.
(B) ação iminente.
(C) ação em desenvolvimento.
(D) repetição da ação.
(E) término recente da ação.
2. "Acabo de perder a crônica que havia escrito." (l. 1)
A frase acima indica que o autor refere-se ao(à):
(A) extravio do original manuscrito da crônica.
(B) sumiço de seu texto que estava no computador.
(C) dificuldade de ler o próprio rascunho.
(D) sua momentânea falta de inspiração.
(E) sua incapacidade de pensar longe do computador.
3. Conforme o segundo e o terceiro parágrafos, pode-se afirmar
que o autor:
(A) questiona a própria atitude de excessiva confiança nos
computadores.
(B) reprova o processo de trabalho dos escritores de
gerações anteriores à sua.
(C) põe em dúvida a capacidade profissional de técnicos
em informática.
(D) desiste de vez do computador, sem esperança de
recuperar seus arquivos.
(E) sugere e propõe-se a divulgar algumas inovações
tecnológicas.
4. "com a minha dependência estúpida do computador." (l. 17-18)
Essa dependência justifica o emprego da expressão:
(A) "carroça de mesa" (l. 7-8)
(B) "computadores indolentes" (l. 15-16)
(C) "subgênero batido" (l. 16)
(D) "senhor computador" (l. 25)
(E) "Escritores mais graduados" (l. 29)
5. "Escritores mais graduados..." (l. 22) revelam-se mais
cautelosos que o cronista porque:
(A) têm bom conhecimento de informática.
(B) jamais usam um processador de texto.
(C) passam para o computador apenas a versão final do texto.
(D) dão preferência aos modelos mais simples de computador.
(E) continuam fiéis à antiga máquina de escrever.
CUENCA, João Paulo. Megazine. Jornal O Globo. 20 mar. 2007.
(com adaptações)
1. "Acabo de perder..." (l. 1)
A locução verbal nos informa que se trata de:
(A) início da ação.
(B) ação iminente.
(C) ação em desenvolvimento.
(D) repetição da ação.
(E) término recente da ação.
2. "Acabo de perder a crônica que havia escrito." (l. 1)
A frase acima indica que o autor refere-se ao(à):
(A) extravio do original manuscrito da crônica.
(B) sumiço de seu texto que estava no computador.
(C) dificuldade de ler o próprio rascunho.
(D) sua momentânea falta de inspiração.
(E) sua incapacidade de pensar longe do computador.
3. Conforme o segundo e o terceiro parágrafos, pode-se afirmar
que o autor:
(A) questiona a própria atitude de excessiva confiança nos
computadores.
(B) reprova o processo de trabalho dos escritores de
gerações anteriores à sua.
(C) põe em dúvida a capacidade profissional de técnicos
em informática.
(D) desiste de vez do computador, sem esperança de
recuperar seus arquivos.
(E) sugere e propõe-se a divulgar algumas inovações
tecnológicas.
4. "com a minha dependência estúpida do computador." (l. 17-18)
Essa dependência justifica o emprego da expressão:
(A) "carroça de mesa" (l. 7-8)
(B) "computadores indolentes" (l. 15-16)
(C) "subgênero batido" (l. 16)
(D) "senhor computador" (l. 25)
(E) "Escritores mais graduados" (l. 29)
5. "Escritores mais graduados..." (l. 22) revelam-se mais
cautelosos que o cronista porque:
(A) têm bom conhecimento de informática.
(B) jamais usam um processador de texto.
(C) passam para o computador apenas a versão final do texto.
(D) dão preferência aos modelos mais simples de computador.
(E) continuam fiéis à antiga máquina de escrever.
6. Assinale a palavra que, no texto, se aplica à reação do cronista diante da possibilidade de perda total de seu arquivo.
(A) Desalento. (B) Decepção.
(C) Pânico. (D) Conflito.
(E) Subordinação.
7. Assinale a passagem em que predomina o uso da linguagem informal.
(A) "Sequer tenho onde reescrevê-la," (l. 1-2)
(B) "...os dois me deixaram órfão, fora do ar, batendo pino," (l. 5)
(C) "Mas não tenho opção que não seja registrar meu desalento com as máquinas..." (l. 13-14)
(D) "Teclamos com olhos dilatados e dedos frementes..." (l. 25-26)
(E) "Se nada recuperar, vou me sentir infinitamente livre..." (l. 37)
8. Há ERRO no significado atribuído à palavra:
(A) agruras (l. 12) = dificuldades, aborrecimentos.
(B) indolentes (l. 12) = inertes, preguiçosos.
(C) desalento (l. 14) = desânimo, abatimento.
(D) peremptoriamente (l. 16) = de forma hesitante, vacilante.
(E) frementes (l. 26) = trêmulos, agitados.
9. Assinale a única frase em que o a deve receber acento
indicativo de crase.
(A) Dedicava-se a crônica semanal com prazer.
(B) Pegou um lápis e pôs-se a trabalhar.
(C) Leu o texto de ponta a ponta.
(D) A crônica fazia referência a pessoas comuns.
(E) Algumas vezes dirigia-se a seu computador.
10. A idéia introduzida pela conjunção em destaque está em
DESACORDO com a que vem indicada entre parênteses em:
(A) "... como um cachorrinho..." (l. 7) - (comparação)
(B) "Farei isso, pois, com os leitores." (l. 11) - (conclusão)
(C) "Mas não tenho opção ..." (l. 13-14) - (oposição)
(D) "... até que a redação do jornal me telefone..." (l. 14-15) - (lugar)
(E) " ‘quando já está pronto.’ " (l. 23-24) - (tempo)
11. Todas as frases abaixo estão corretas quanto à concordância
verbal. Uma delas, porém, admite uma outra concordância
também correta. Assinale-a.
(A) Atende a diferentes propósitos o uso do computador.
(B) Precisa-se urgentemente de um novo computador.
(C) Nunca se venderam tantos portáteis.
(D) Malograram todas as suas tentativas.
(E) Sou eu quem dependo mais dele.
12. Há ERRO na substituição do termo destacado pelo pronome
pessoal oblíquo correspondente em:
(A) "desenhando garranchos..." : desenhando-os.
(B) "...discutir a relação homem-máquina..." : discuti-la.
(C) "...registrar meu desalento..." : registrá-lo.
(D) "fazemos compras..." : fazemos-las.
(E) "passam o texto..." : passam-no.
13. Um dos rapazes ____________ as máquinas e o outro era
_____________ de imprensa.
A opção cuja forma dos vocábulos completa correta e respectivamente
a frase acima é:
(A) monitorava - assessor.
(B) monitorava - acessor.
(C) moniturava - assesor.
(D) moniturava - ascessor.
(E) munitorava - assessor.
14. Não ____________ o que iria acontecer, mas era necessário que ____________ a calma.
As formas verbais que preenchem, nesta ordem, as lacunas,
são:
(A) preveu - mantivesse.
(B) preveu - tivesse mantido.
(C) preveu - mantesse.
(D) previu - mantesse.
(E) previu - mantivesse.
15. A situação ___________ se deparou o surpreendeu.
Tendo em vista a regência verbal, a opção que completa
corretamente a frase acima é:
(A) a que.
(B) com que.
(C) de que.
(D) para que.
(E) sobre a qual.
Na próxima postagem traremos as respostas.
Até breve!
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