sexta-feira, 24 de agosto de 2012


COESÃO TEXTUAL
PROFESSOR ALVES

01. Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.

Relação de concessão

a) Seu projeto foi recusado.
b) As explicações foram convincentes.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação de finalidade

a) Resolvemos ficar em casa.
b) Assim poderíamos descansar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação de concessão

a) Houve vários imprevistos durante a viagem.
b) Tudo foi cuidadosamente planejado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação de proporção

a) Ele crescia.
b) Ele ficava mais magro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação de comparação

a) Ele era estudioso.
b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação de tempo

a) Meus amigos vieram visitar-me.
b) Cheguei de viagem.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


02.  Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.
1. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Use os pronomes adequados:

1. Um encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longe. Que vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta?
2. Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres belíssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto se dirigia para o primeiro treino na seleção.
3. Marcelo será promovido, mas terá de aposentar-se logo a seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor.
4. Todos pensam que a CPI acabará em pizza, mas não queremos acreditar _____.
5. Luís e Paulo trabalham juntos num escritório de advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questões tributárias.
6. Soube que você irá ocupar um alto cargo na empresa e que está de mudança para uma casa mais próxima do seu local de trabalho. Se _____ me chateou, já que somos vizinhos há tantos anos, _____ me deixou muito contente.

04. Restaure a coesão nas sentenças:

1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado à própria sorte. _____ parecia não notar a chuva fina que caía e _____ encharcava os ossos.
2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. _____ durou uma semana.
3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.
4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram a ser avistados.
5. O presidente americano disse: Quem é favorável ao Eixo do Mal estará contra mim. _____ marcou uma etapa nas relações internacionais.

05. Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)
I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.
II – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.
III – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.
IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal .
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer.
a) 
II, I, III, IV
b) 
IV, II, III, I
c) 
IV, I, II, III
d) 
III, I, IV, II
e) 
I, III, II, IV
06. O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:
a) 
Cada época tem os adolescentes que merece, pois estes são influenciados pelos valores socialmente dominantes.
b) 
Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.
c) 
Nos tempos modernos, sonhar faz muita falta ao adolescente, bem como alimentar a confiança em sua própria capacidade criativa.
d) 
A menos que se mudem alguns paradigmas culturais, as gerações seguintes serão tão conformistas quanto a atual.
e) 
Há quem fique desanimado com os jovens de hoje, porquanto parece faltar-lhes a capacidade de sonhar mais alto.
07. Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão   textual e à coerência.
a) 
Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.
b) 
O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.
c) 
“O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não-só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras hipóteses [...]”
d) 
O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA(Estudo de Impacto Ambiental)/RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), EIV(Estudo de Impacto de Vizinhança) e GDU( Guia de Diretrizes Urbanas) da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.
e) 
A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas

08.  Considere as seguintes sentenças.
  1. Ainda que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compras.
  2. O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.
  3. Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.
  4. Choveu muito no inverno deste ano. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.
As expressões grifadas NÃO estabelecem as relações de significado adequadas, criando problemas de coerência, em:
A) 
2 apenas.
B) 
1 e 3 apenas.
C) 
1 e 4 apenas.
D) 
2, 3 e 4 apenas.
E) 
2 e 4 apenas.

Um comentário:

Anônimo disse...

oie adorei mais como consigo a resposta?