quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LITERATURA COLONIAL


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
2º ANO – LITERATURA –  PROFESSOR ALVES

01. Historicamente podemos fazer a relação dos primeiros momentos da literatura brasileira, de denominação  Literatura Colonial, da seguinte forma:

I. A região de Minas Gerais transformou-se no centro da exploração do ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa, entre as quais se destacou o movimento da i confidência Mineira.
II. A metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra descoberta, organizando-a em capitanias hereditárias e enviando negros da África para povoá-la e jesuítas da Europa para catequizar os índios.
III. A cidade de Salvador na Bahia, povoada por aventureiros portugueses, índios negros e mulatos, tornou-se o centro das decisões políticas e do comércio do açúcar.

a) (    ) Século XVI, Quinhentismo
b) (    ) Barroco
c) (    ) Arcadismo / Neoclassicismo

02. Compreende-se ainda por literatura colonial:
a) O período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1600;
b) O período da literatura produzida no Brasil, que vai de 1500, ano do descobrimento do Brasil, até o ano de nossa independência política, ocorrida em 1768;
c) Produção de textos no Brasil e/ou sobre o Brasil, ocorrida entre o século XVI até a primeira metade do século XIX .
d) Produção literária realizada a partir do ano de 1822, ano da independência do Brasil.

TEXTO I
                Dali houvemos vista de homens que andavam pela praia, cerca de 7 ou 8, segundo os navios pequenos disseram porque chegaram primeiro. Ali lançamos os batéis e esquifes e vieram logo todos os capitães das naves e esta nau do Capitão-mor e ali conversaram, e o capitão mandou  no batel, a terra, Nicolau Coelho para ver aquele ri; e quando começou a ir para lá acudiram, à praia, homens, aos dois e aos três. Assim quando o batel chegou à foz do rio estavam ali dezoito ou vinte homens, pardos todos nus, sem nenhuma roupa que lhes cobrissem suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos e suas setas. Vinham todos rijos para o batel, e Nicolau Coelho fez-lhes sinal para que deixassem os arcos e eles os pousaram. Mas não pôde ter deles fala  nem entendimento que aproveitasse porque o mar quebrava na costa.
                                                 (Fragmento da Carta de pero Vaz de Caminha a El Rei Dom Manuel)

03. Procure no dicionário o significado de:
a) batel _______________________________________________
b) esquife _____________________________________________
c) nau ________________________________________________
d) Capitão-mor _________________________________________

04. O texto trata de:
a) encontro trivial entre turistas e anfitriões;
b) possivelmente o primeiro contato entre pessoas de culturas diferentes;
c) o encontro entre dois grupos a se enfrentarem em uma batalha;
d) contato de pessoas que não se viam há muito tempo.

05. O ato de atender a ordem de baixar os arcos mediante as ordens de Nicolau Coelho revela:
a) submissão;
b) automação;
c) resignação;
d) rebeldia.



TEXTO II
Cordeirinha linda
Como folga o povo
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo!

Cordeirinha santa
De Iesu querida,
Vossa santa vinda
O diabo espanta.

Por isso vos canta
Com prazer, o povo,
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo.

Nossa culpa escura
Fugirá depressa,
Pois vossa cabeça
Vem com luz tão pura.
(...)

Vós sois, cordeirinha,
De Iesu formoso,
Mas o vosso esposo
Já vos fez rainha.

Também padeirinha
Sois de nosso povo
Pois com vossa vinda
Lhe dais lume novo.




06. Ponha um X nas alternativas corretas quanto às características do poema acima:
a) (    ) Vocabulário difícil
b) (    ) Rimas simples
c) (    ) Uso de versos de cinco sílabas
d) (    ) O tema é as grandes navegações
e) (    ) Há nitidamente a presença de antítese

07. O texto acima pertence a José de Anchieta, portanto está a  serviço da:
a) exploração;   b) dominação;    c) catequese;    d) salvação.



TEXTO III

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa alta piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

(...)

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a, e não queirais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

08. O texto acima tem como recurso estilístico predominante a ANTÍTESE. Retire desse trecho um par de palavras que constitua um exemplo de antítese.
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09. O uso de antítese dentro do poema revela um espírito:
a) tranquilo;
b) conflituoso;
c) atrevido;
d) saudoso.

10. O trecho acima pertence ao principal poeta do Barroco brasileiro. Seu nome é:
a) Pe. Anchieta;
b) Pe. Antônio Vieira;
c) Gregório de Matos;
d) Cláudio Manuel da Costa.


TEXTO IV
                Maria Berco abriu os olhos. Estava diante de um espelho. Viu a si mesma montada numa besta com sete cabeças e dez chifres. Achava-se vestida de púrpura e escarlata, adornada de pedras preciosas e pérolas, tendo nas mãos um cálice de ouro. Na sua fronte achava-se escrito: Babilônia, a Grande, mãe das meretrizes e das abominações da terra. Tentou desmontar mas não conseguiu. Estava embriagada. Olhou para cima. Percebeu que se encontrava no fundo de um abismo. À sua volta havia água fétida. Em volta da água, fogo. Aves mergulhavam em sua direção berrando como cachorros. Bebeu um gole de vinho e cuspiu: era sangue. Seu corpo começou a se transformar em madeira e depois queimar. Abrasada, acordou. Levantou-se da cama e foi ao espelho. Era seu rosto de sempre.
(Miranda, ANA, IN Boca do Inferno, São Paulo, Cia. Das Letras, pág. 152)



11. O texto retrata um sonho. Retire do texto um trecho que justifica essa afirmação.
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12. Na passagem “Percebeu que se encontrava no fundo de um abismo, o termo abismo tem sentido conotativo. Explique, de acordo com o contexto histórico-religioso, o significado desse termo na literatura barroca.
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TEXTO V
Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho, e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
        Ou da minada serra.

Não verás separar ao hábil negro
Do pesado esmeril a grossa areia,
E já brilharem os granetes de ouro
       No fundo da bateia.

Não verás derrubar os virgens matos;
Queimar as capoeiras ainda novas;
Servir de adubo à terra a fértil cinza;
      Lançar os grãos nas covas.

(...)

Se encontrares louvada uma beleza,
Marília, não lhe invejes a ventura,
Que tens quem leve à mais remota idade
      A tua formosura.
                                  (Tomás Antônio Gonzaga)

13. Retire do texto palavras que estejam relacionadas com:
Meio simples, rural
Exploração mineral








14. Esse trecho retirado do livro Marília de Dirceu é bem representativo da literatura:
a) quinhentista;           b) seiscentista;      c) setecentista;    d) barroca.




15. Sobre o Arcadismo brasileiro marque um X as alternativas corretas:
a) (    ) Teve em Gregório de Matos seu maior representante.
b) (    ) Teve na sua produção poemas líricos, satírico e épicos.
c) (    ) O contexto histórico do arcadismo brasileiro gira em torno da Inconfidência Mineira.
d) (    ) Tomás Antônio atendia pelo pseudônimo de Dirceu, enquanto Cláudio Manuel da Costa atendia por Glauceste Satúrnio.
e) (    ) Os poetas do Arcadismo brasileiro foram influenciados pelos autores medievais.
f)  (    ) Caramuru foi escrito por Frei José de Santa Rita Durão e Basílio da Gama escreveu o   Uraguai.