ATIVIDADE DE
PORTUGUÊS
2º ANO –
LITERATURA – PROFESSOR ALVES
01. Historicamente
podemos fazer a relação dos primeiros momentos da literatura brasileira, de
denominação Literatura Colonial, da
seguinte forma:
I. A região de Minas Gerais transformou-se no centro da exploração do
ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa, entre
as quais se destacou o movimento da i confidência Mineira.
II. A metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra descoberta,
organizando-a em capitanias hereditárias e enviando negros da África para
povoá-la e jesuítas da Europa para catequizar os índios.
III. A cidade de Salvador na Bahia, povoada por aventureiros
portugueses, índios negros e mulatos, tornou-se o centro das decisões políticas
e do comércio do açúcar.
a) ( ) Século XVI,
Quinhentismo
b) ( ) Barroco
c) ( ) Arcadismo /
Neoclassicismo
02. Compreende-se ainda por literatura colonial:
a) O período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1600;
b) O período da literatura produzida no Brasil, que vai de 1500, ano
do descobrimento do Brasil, até o ano de nossa independência política, ocorrida
em 1768;
c) Produção de textos no Brasil e/ou sobre o Brasil, ocorrida entre o
século XVI até a primeira metade do século XIX .
d) Produção literária realizada a partir do ano de 1822, ano da
independência do Brasil.
TEXTO I
Dali houvemos
vista de homens que andavam pela praia, cerca de 7 ou 8, segundo os navios
pequenos disseram porque chegaram primeiro. Ali lançamos os batéis e esquifes e
vieram logo todos os capitães das naves e esta nau do Capitão-mor e ali
conversaram, e o capitão mandou no
batel, a terra, Nicolau Coelho para ver aquele ri; e quando começou a ir para
lá acudiram, à praia, homens, aos dois e aos três. Assim quando o batel chegou
à foz do rio estavam ali dezoito ou vinte homens, pardos todos nus, sem nenhuma
roupa que lhes cobrissem suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos e suas setas.
Vinham todos rijos para o batel, e Nicolau Coelho fez-lhes sinal para que
deixassem os arcos e eles os pousaram. Mas não pôde ter deles fala nem entendimento que aproveitasse porque o
mar quebrava na costa.
(Fragmento
da Carta de pero Vaz de Caminha a El Rei Dom Manuel)
03. Procure no dicionário o significado de:
a) batel
_______________________________________________
b) esquife _____________________________________________
c) nau
________________________________________________
d) Capitão-mor _________________________________________
04. O texto trata de:
a) encontro trivial entre turistas e anfitriões;
b) possivelmente o primeiro contato entre pessoas de culturas
diferentes;
c) o encontro entre dois grupos a se enfrentarem em uma batalha;
d) contato de pessoas que não se viam há muito tempo.
05. O ato de atender a ordem de baixar os arcos mediante as ordens de
Nicolau Coelho revela:
a) submissão;
b) automação;
c) resignação;
d) rebeldia.
TEXTO II
Cordeirinha linda
Como folga o povo
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo!
Cordeirinha santa
De Iesu querida,
Vossa santa vinda
O diabo espanta.
Por isso vos canta
Com prazer, o povo,
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo.
Nossa culpa escura
Fugirá depressa,
Pois vossa cabeça
Vem com luz tão pura.
(...)
Vós sois, cordeirinha,
De Iesu formoso,
Mas o vosso esposo
Já vos fez rainha.
Também padeirinha
Sois de nosso povo
Pois com vossa vinda
Lhe dais lume novo.
06. Ponha um X nas alternativas corretas quanto às características do
poema acima:
a) ( ) Vocabulário difícil
b) ( ) Rimas simples
c) ( ) Uso de versos de cinco
sílabas
d) ( ) O tema é as grandes
navegações
e) ( ) Há nitidamente a
presença de antítese
07. O texto acima pertence a José de Anchieta, portanto está a serviço da:
a) exploração; b)
dominação; c) catequese; d) salvação.
TEXTO III
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa alta piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
(...)
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a, e não queirais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
08. O texto acima tem como recurso estilístico predominante a
ANTÍTESE. Retire desse trecho um par de palavras que constitua um exemplo de
antítese.
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09. O uso de antítese dentro do poema revela um espírito:
a) tranquilo;
b) conflituoso;
c) atrevido;
d) saudoso.
10. O trecho acima pertence ao principal poeta do Barroco brasileiro.
Seu nome é:
a) Pe. Anchieta;
b) Pe. Antônio Vieira;
c) Gregório de Matos;
d) Cláudio Manuel da Costa.
TEXTO IV
Maria Berco abriu
os olhos. Estava diante de um espelho. Viu a si mesma montada numa besta com
sete cabeças e dez chifres. Achava-se vestida de púrpura e escarlata, adornada
de pedras preciosas e pérolas, tendo nas mãos um cálice de ouro. Na sua fronte
achava-se escrito: Babilônia, a Grande, mãe das meretrizes e das abominações da
terra. Tentou desmontar mas não conseguiu. Estava embriagada. Olhou para cima.
Percebeu que se encontrava no fundo de um abismo. À sua volta havia água
fétida. Em volta da água, fogo. Aves mergulhavam em sua direção berrando como
cachorros. Bebeu um gole de vinho e cuspiu: era sangue. Seu corpo começou a se
transformar em madeira e depois queimar. Abrasada, acordou. Levantou-se da cama
e foi ao espelho. Era seu rosto de sempre.
(Miranda, ANA, IN Boca do Inferno, São Paulo, Cia. Das
Letras, pág. 152)
11. O texto retrata um sonho. Retire do texto um trecho que justifica
essa afirmação.
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12. Na passagem “Percebeu que se
encontrava no fundo de um abismo”,
o termo abismo tem sentido conotativo. Explique, de acordo com o contexto
histórico-religioso, o significado desse termo na literatura barroca.
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TEXTO V
Tu não verás, Marília, cem cativos
Tirarem o cascalho, e a rica terra,
Ou dos cercos dos rios caudalosos,
Ou da minada serra.
Não verás separar ao hábil negro
Do pesado esmeril a grossa areia,
E já brilharem os granetes de ouro
No fundo da bateia.
Não verás derrubar os virgens matos;
Queimar as capoeiras ainda novas;
Servir de adubo à terra a fértil cinza;
Lançar os grãos nas covas.
(...)
Se encontrares louvada uma beleza,
Marília, não lhe invejes a ventura,
Que tens quem leve à mais remota idade
A tua formosura.
(Tomás Antônio Gonzaga)
13. Retire do texto palavras que estejam relacionadas com:
Meio simples, rural
|
Exploração mineral
|
14. Esse trecho retirado do livro Marília de Dirceu é bem
representativo da literatura:
a) quinhentista; b)
seiscentista; c) setecentista; d) barroca.
15. Sobre o Arcadismo brasileiro marque um X as alternativas corretas:
a) ( ) Teve em Gregório de
Matos seu maior representante.
b) ( ) Teve na sua produção
poemas líricos, satírico e épicos.
c) ( ) O contexto histórico
do arcadismo brasileiro gira em torno da Inconfidência Mineira.
d) ( ) Tomás Antônio atendia
pelo pseudônimo de Dirceu, enquanto Cláudio Manuel da Costa atendia por
Glauceste Satúrnio.
e) ( ) Os poetas do Arcadismo
brasileiro foram influenciados pelos autores medievais.
f) ( ) Caramuru foi escrito por Frei José de
Santa Rita Durão e Basílio da Gama escreveu o Uraguai.
Um comentário:
Muito bom!
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