2 º ANO – PROFESSOR ALVES
01.
(FGV-SP) Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão utilizadas de
acordo com a norma culta:
a)
Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a exigir
recompensas.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
02.
Atribua às lacunas em evidência as expressões que lhes são correspondentes,
tendo em vista o contexto em que se emprega o discurso.
a)
Não havia outra alternativa ------------------ deixá-la partir. (senão/ se não)
b)
Estou exausta ---------------------, por isso não irei ao cinema. (demais/de
mais)
c)
-----------------------você vai com tanta pressa? (onde/aonde)
d)
-----------------------Beatriz mora? (onde/aonde)
e)
Estas propostas vão ---------------------- às expectativas dos clientes. (ao
encontro de/de encontro a)
f)
Depois de uma longa espera, finalmente os filhos vão
----------------------------- de seus pais. (ao encontro de/ de encontro a)
g)
---------------------- a mais acho que o que ocorreu serviu-lhe de lição. (de
mais/ demais)
03.
Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:
Pedro
e João, -------entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois
sua irmã caçula escolhera um momento ------- para comunicar aos pais que iria
viajar nas férias; --------------seus dois irmãos deixaram os pais -------
sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a)
mau – mal – mais – mas
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
04. Atenha-se aos enunciados subsequentes, de forma a
analisar acerca do emprego da expressão em destaque. Realizado tal
procedimento, caso detecte alguma inadequação, comente-a:
a) Essa é a praça onde às vezes passeávamos junto.
b) Esse é o problema onde não desejo me envolver.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Complete
com MAS ou MAIS:
“Ele
chegou.....................cedo do que de costume.......................eu não
estava preparada naquela hora. Tive que juntar...................coragem para
preparar tudo. Depois de passada a aflição, decidi não
ficar...........................trabalhando naquele lugar. Foi a
.......................sábia decisão, ........................espero não me
arrepender”.
“Eu não
quero....................que você me ajude.......................pode ficar se
quiser. O que....................me chateou foi a sua
grosseria,..........................eu espero que se arrependa e não machuque
nunca ..................ninguém”.
06. Analise
as orações abaixo e marque certo (C) ou errado (E) em relação ao uso de MAS e
MAIS:
(
) Eugênio não mora mais na mesma casa.
(
) Todos estavam certos, mais eu não quero admitir.
(
) Os funcionários chegaram bem mais cedo do que de costume.
(
) Não houve reclamações, mas você não se convenceu.
(
) O livro é bom,mas em alguns capítulos fica monótono.
(
) Ele não quer mas que você o acompanhe.
(
) meu irmão é bem mais forte do que eu.
07.
Considerando que todas as palavras a seguir apresentam ditongo,
ou me , ou em, preencha as lacunas com x ou ch :
a) gue__a
b) en__ame
c)
afrou___ar
d)
en___iqueirar
e) en___aqueca
f) en___er
g) en___ouriçar
h)
en____arcar
i)
me___ilhão
j)
en___imento
a) guei
..... a
08. Forme palavras cognatas, tendo em vista os modelos:
a) ceder
→ cessão
b) expelir
→ expulsão
conceder
→ ________________________
compelir
→ ________________________
aceder →
__________________________
repelir →
__________________________
interceder
→ _______________________
impelir →
_________________________
suceder →
_________________________
c) agredir
→ agressão
d) converter →
conversão
regredir
→ ______________________
reverter
→ _______________________
transgredir
→ _____________________
inverter → ______________________
progredir
→ _____________________
contraverter
→ __________________
verter
→_______________________
e) permitir →
permissão
f) isento →
isenção
demitir →
______________________ direto → _______________________
admitir →
______________________
correto →
_______________________
emitir →
________________________
exceto →
________________________
09. O realismo foi um movimento de:
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.
10. A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I – Busca a realidade humana no drama da existência .
II – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária que só ocorreu no Brasil.
a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e II.
e) As três informações são incorretas.
11. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
d) José de Alencar publica Senhora.
e) As alternativas b e d são válidas.
12. O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo exagero da imaginação;
b) pelo culto da forma;
c) pela preocupação com a realidade nua e crua;
d) pelo subjetivismo;
e) pela fantasia.
I – Busca a realidade humana no drama da existência .
II – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária que só ocorreu no Brasil.
a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e II.
e) As três informações são incorretas.
11. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
d) José de Alencar publica Senhora.
e) As alternativas b e d são válidas.
12. O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo exagero da imaginação;
b) pelo culto da forma;
c) pela preocupação com a realidade nua e crua;
d) pelo subjetivismo;
e) pela fantasia.
13. Podemos verificar que o Realismo revela:
I – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado.
II – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos
III – técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa
I – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado.
II – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos
III – técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa
pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos
fracassos.
Assinale:
a) se as afirmativas II e III forem corretas;
b) se as três afirmativas forem corretas;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as três afirmativas forem incorretas.
14. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Preocupação critica.
b) Visão materialista da realidade.
c) Ênfase nos problemas morais e sociais.
d) Valorização da Igreja.
e) Determinismo na atuação das personagens.
a) se as afirmativas II e III forem corretas;
b) se as três afirmativas forem corretas;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as três afirmativas forem incorretas.
14. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Preocupação critica.
b) Visão materialista da realidade.
c) Ênfase nos problemas morais e sociais.
d) Valorização da Igreja.
e) Determinismo na atuação das personagens.
15. Assinale a única alternativa incorreta:
a) O Realismo busca a imaginação, como o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe é característica do Realismo.
c) Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características realistas.
d) O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo.
e) O Realismo apresenta análise social.
16. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: “Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões”.
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
c) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
d) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.
e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
a) O Realismo busca a imaginação, como o Romantismo.
b) A atenção ao detalhe é característica do Realismo.
c) Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características realistas.
d) O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo.
e) O Realismo apresenta análise social.
16. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: “Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões”.
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
c) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
d) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.
e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário