terça-feira, 13 de maio de 2014

QUESTÕES DE GRAMÁTICA E LITERATURA
2º ANO – PROFESSOR ALVES

QUESTÕES PARA O PROVÃO
2º ANO – PROFESSOR ALVES

TEXTO I

1.      Grandes homens falam palavras de muita sapiência. Isso todo mundo sabe. Os livros e as páginas da internet estão repletos delas. E mesmo a nossa memória não deixa que alguns ditos fantásticos se percam com o tempo. Lembro-me de muitas dessas pérolas. A que mais me é recorrente é uma de machado de Assis, presente no romance Quincas Borba. Escrevo-a à guisa de exemplo: “Para que servem os calos, senão para aumentar a felicidade dos pedestres!”
2.      Mas mesmos grandes homens e mulheres dizem um tanto de besteiras, de vez em quando, sem querer ou mesmo querendo, impulsionados por momentos de paixão, em que a razão pede para descansar, deixa o cérebro hibernando, enquanto o coração toma as rédeas dos atos e da boca e da pena. Só isso justificaria os versos de Vinícius de Morais:
3.             “Se todos fossem no mundo iguais a você
              Que maravilha viver!” (a exclamação é nossa)
4.      Imaginem todos no mundo iguais à musa do Poetinha (que de inho não tinha nada)! Por mais linda, por mais faceira, por mais gentil que ela fosse seriam desnecessários todos esses adjetivos.
5.      O que faz o mundo saboroso de viver, instigante, atraente; o que torna a vida, mesmo amarga, cheia de percalços, mesmo com suas desigualdades, preferida à morte são as diferenças de todos os naipes. Há pessoas que sonham com um mundo de igualdades. Mas é como se vivêssemos em preto e branco, viver seria sensabor, inodoro. É o arco íris humano que torna de fato o estar aqui, respirando sobre a terra, maravilhoso. Deixemos que as pessoas sejam loiras e negras, morenas e pardas, altas e baixas, magras e gordas, belas e nem tanto. Vá que a humanidade seja abastada e paupérrima, triste e feliz, crente e ateia. É o desafio de minorar o sofrimento, a tristeza, a pobreza que dignifica o viver, enobrece a luta, pois, se todos fossem iguais a mim ou a você, viver não teria nenhuma graça.   
(Professor Alves, 05/2012, do livro O Homem que Semeava Amigos)

01. No primeiro parágrafo há uma palavra que foi utilizada em sentido conotativo, figurado. Assinale a alternativa m que aparece essa palavra.
a) sapiência;
b) páginas;
c) memória;
d) pérolas;
e) guisa.



02. O parágrafo de número 3, é formado por uma estrutura entre aspas (“ ”). Assinale a alternativa adequada quanto ao uso desse recurso gráfico nesse trecho.

a) Não há uma explicação adequada para o uso das aspas nesse trecho.
b) As aspas foram utilizadas, nesse caso, para identificar o discurso direto, fala da personagem.
c) Além do ITÁLICO,  o autor utiliza as aspa (“ ”) apenas para REALÇAR a beleza da frase.
d) Trata-se de uma citação pertencente a outro autor.
e) As aspas poderiam ser substituídas por parênteses [ (   ) ].

03. Que frase do texto melhor representa sua mensagem central?
a) “Grandes homens falam palavras de muita sapiência.” (parágrafo 1)
b) “Para que servem os calos, senão para aumentar a felicidade dos pedestres!” (parágrafo 1)
c) “Se todos fossem no mundo iguais a você
       Que maravilha viver!” (parágrafo 3)
d) “...por mais faceira, por mais gentil que ela fosse seriam desnecessários todos esses adjetivos.” (parágrafo 4)

e) “É o arco íris humano que torna de fato o estar aqui, respirando sobre a terra, maravilhoso.” (parágrafo 5)

04. No primeiro período do primeiro parágrafo o adjetivo “grandes”, possui o mesmo significado da alternativa:
a) Os homens grandes povoaram a terra por muito tempo.
b) Grandes eram suas pernas e imensos seus braços.
c) Mas dizem que sem sua grande sabedoria, o mundo não teria evoluído.
d) As grandes pirâmides do Egito, por exemplo, seriam obras suas.
e) Assim como os grandes rostos que se encontram na Polinésia.

05. os adjetivos também são conhecidos como modificadores, na medida em que modificam uma ideia anterior do substantivo. Os artigos e os numerais são chamados também de termos determinantes, porque, assim como o adjetivo, determinam o substantivo. Sendo assimsó há artigo ou numeral se houver substantivo.
Assim ale a alternativa em que o termo destacado NÃO é artigo
a) “Os livros e as páginas da internet...” (parágrafo 1)
b) “A que mais me é recorrente...” (parágrafo 1)
c)  “Para que servem os calos...” (parágrafo 1)
d) “...em que a razão pede para descansar...” (parágrafo 2)
e) “O que faz o mundo saboroso de viver...” (parágrafo 5)

06. No trecho “Vá que a humanidade seja abastada e paupérrima, triste e feliz, crente e ateia”, os termos em negrito são adjetivos de sentido oposto. Assim dispostos lado a lado eles constituem um recurso estilístico denominado:
a) antítese;
b) comparação;
c) hipérbole;
d) metáfora;
e) prosopopeia.



TEXTO II
(O texto abaixo é um excerto do livro O Guarani, romance romântico de José de Alencar. O romance trata do Amor fiel, quase religioso do índio Peri pela Portuguesa Cecília. O trecho escolhido destaca a apresenta a figura de Dom Antônio de Mariz, pai de Cecília)
A habitação que descrevemos, pertencia a D. Antônio de Mariz, fidalgo português de cota d’armas e um dos fundadores da cidade do Rio de Janeiro.
Era dos cavalheiros que mais se haviam distinguido nas guerras da conquista, contra a invasão dos franceses e os ataques dos selvagens.
Em 1567 acompanhou Mem de Sá ao Rio de Janeiro, e depois da vitória alcançada pelos portugueses, auxiliou o governador nos trabalhos da fundação da cidade e consolidação do domínio de Portugal nessa capitania.
Fez parte em 1578 da célebre expedição do Dr. Antônio de Salema contra os franceses, que haviam estabelecido uma feitoria em Cabo Frio para fazerem o contrabando de pau-brasil.
Serviu por este mesmo tempo de provedor da real fazenda, e depois da alfândega do Rio de Janeiro; mostrou sempre nesses empregos o seu zelo pela república e a sua dedicação ao rei.
[...]
(http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/Josedealencar/oguarani.htm)

O7. Dos fatos históricos mencionados abaixo, qual deles NÃO é um mencionado no trecho em questão:
a) Invasão Francesa;
b) Fundação da Cidade do Rio de Janeiro;
c) Governos Gerais;
d) Independência do Brasil;
e) Período de colonização.

08. Esse romance de Alencar é classificado como indianista, mas pode também ser classificado, pelo que você entendeu do trecho lido, como:
a) romance urbano;
b) romance de perfil feminino;
c) romance do descobrimento;
d) romance regionalista;
e) romance histórico.

09. Dom Antônio era:
a) um fidalgo.
b) um político.
c) um comerciante.
d) um aventureiro.
e) um padre.
(O trecho que segue foi extraído do romance romântico LUCÍOLA, também de José de Alencar. Leia com atenção para responder às questões que seguem)

TEXTO III

A primeira vez que vim ao Rio de Janeiro foi em 1855.
Poucos dias depois da minha chegada, um amigo e companheiro de infância, o Dr. Sá, levou-me à festa da Glória; uma das poucas festas populares da corte. Conforme o costume, a grande romaria desfilando pela Rua da Lapa e ao longo do cais, serpejava nas faldas do outeiro e apinhava-se em torno da poética ermida, cujo âmbito regurgitava com a multidão do povo.
Era ave-maria quando chegamos ao adro; perdida a esperança de romper a mole de gente que murava cada uma das portas da igreja, nos resignamos a gozar da fresca viração que vinha do mar, contemplando o delicioso panorama da baía e admirando ou criticando as devotas que também tinham chegado tarde e pareciam satisfeitas com a exibição de seus adornos.
Enquanto Sá era disputado pelos numerosos amigos e conhecidos, gozava eu da minha tranquila e independente obscuridade, sentado comodamente sobre a pequena muralha e resolvido a estabelecer ali o meu observatório. Para um provinciano recém-chegado à corte, que melhor festa do que ver passar-lhe pelos olhos, à doce luz da tarde, uma parte da população desta grande cidade, com os seus vários matizes e infinitas gradações?
[...]
(http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/Josedealencar/luciola.htm)

10. Por esse trecho percebe-se que a história do romance Lucíola é narrado na primeira pessoa. Assinale a alternativa que apresenta um trecho  que justifica essa afirmação.
a) “A primeira vez que vim ao Rio de Janeiro foi em 1855.”
b) “...a grande romaria desfilando pela Rua da Lapa e ao longo do cais, serpejava nas faldas do outeiro...”
c) “...as devotas que também tinham chegado tarde e pareciam satisfeitas...”
d) “Era ave-maria ...”
e) “uma parte da população desta grande cidade, com os seus vários matizes e infinitas gradações?...”

11. Sobre o romance Lucíola, analise os itens seguintes:

I. Trata-se de um romance urbano.
II. Pode ser definido também como romance de perfil feminino.
III. Tem um desfecho semelhante à maioria dos romances românticos, ou seja, possui um FINAL FELIZ, com o casamento de Lúcia e Paulo.

Estão corretos:

a) apenas o item I;
b) Apenas o Item II;
c) apenas o item III;
d) apenas os itens II e III;
e) apenas os itens I e II.

Analise as afirmação abaixo e em seguida indique o nome do romance a que cada uma delas se refere:

12. Romance regionalista. Personagens: Pereira, Meyer, Cirino, Manecão e Cirino. A impossibilidade da realização amorosa no plano terreno, leva o autor a matar os heróis, Cirino e Inocência.
a) A Viuvinha;
b) Iracema;
c) Inocência;
d) Ubirajara;
e) Cinco Minutos.

13. Romance que foge aos padrões românticos devido à abordagem do herói, Leonardo, e da heroína, Luizinha. Trata-se de um herói sem caráter, vagabundo que vive de aplicar golpes. Mesmo assim, o romance tem um final feliz, com o casamento de Leonardo e Luizinha.
a) Lucíola;
b) Memórias de um Sargento de Milícias;
c) A Viuvinha;
d) Senhora;
e) A Moreninha.

14. Romance histórico e indianista. Conta a história do Índio Peri e sua saga para proteger Cecília, filha de Dom Antônio de Mariz. Devido ao ataque dos aimorés, Peri, autorizado por dom Antônio, leva Cecília para a civilização. Entretanto um “dilúvio” destrói a nação. Assim  Peri e Cecília têm  o dever de repovoar o Brasil.

a) Iracema;
b) O Sertanejo;
c) Senhora;
d) Inocência;
e) O Guarani.

GABARITO:
1 – D;     2 – D;     3 –   E ;     4 – C;   5 – B;    6 – A;     7 – D ;

8 – E;     9 – A;     10 – A;      11 – E;  12 – C;  13 – B;   14 –  E. 

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